domingo, 31 de julho de 2016

Como sair do sedentarismo? Existe uma meta objetiva para isto?

Sim, existe! Podemos sair do sedentarismo se atingirmos a meta de 10.000 passos por dia.

Andar é muito fácil.
Andar é barato.

Embora muitos utilizem tempo de exercício por semana, a utilização de pedômetro cria uma meta objetiva, basta termos apenas um pedômetro e utilizarmos no dia a dia. Seja ele um aplicativo no celular, ou um aparelho.

Em 2007 foi publicada uma revisão sistemática (compilação de vários estudos), a qual foi comprovado que o uso do pedômetro provocou:

  1. Aumento da atividade física em cerca de 26,9% em relação à quantidade de passos basal
  2. Diminuição do Índice de Massa Corpórea
  3. Diminuição da Pressão Arterial Sistólica
JAMA 2007; 298(19):2296-2304



Parece ser assustador para um sedentário caminhar 10.000 passos por dia. De fato, não é algo tão difícil assim, caso você não tenha necessidades especiais.

O fato de medir nosso esforço físico e ter uma meta, naturalmente nos incentiva a promover exercícios antes desperdiçados como: descer um ponto de ônibus antes do destino, ir ao próximo ponto de ônibus, estacionar seu carro dois quarteirões distantes do seu emprego, subir ou descer dois a três andares. Alcançar 10.000 passos por dia significa para um indivíduo de estatura mediana andar cerca de 7,5Km por dia. Em média andamos cerca de 5.000 passos dia, se aumentarmos nossos esforços durante o trabalho aumentaremos cerca de mais 2 a 3.000 passos, restando apenas cerca de mais 30 minutos de caminhada ao chegar em casa.

Portanto, aumentando um pouco o esforço no dia a dia do trabalho e locomoção e mais aproximadamente 30 minutos de caminhada é fácil atingir este objetivo.

Recomendação:

  1. Seja avaliado por seu médico e veja se concorde com esta atividade, antes de iniciá-la.
  2. Inicie com metas reais e de curto prazo, por exemplo: aumentar 1.000 passos por dia a cada semana até atingir 10.000 passos por dia.
  3. Se houver dor no exercício, pare e procure seu médico.
  4. Comemore suas conquistas.  
  5. Com o passar do tempo a atividade física se tornará repetida e você não precisará mais utilizar o pedômetro, pois já saberá as distâncias e a quantidade de passos que faz na sua rotina. Entretanto, se a rotina lhe incomoda, continue utilizando o pedômetro e mude as rotas e circuitos de caminhada.
  6. Crie recompensas: por exemplo a cada 100,000 passos deposite R$ 100,00 em seus investimentos financeiros.
  7. Imagine circuitos famosos virtuais e prazos para conquistá-los, como:
    1. São Silvestre:  15Km
    2. Maratona: 42 Km
    3. São Paulo - Campinas: 105Km
    4. São Paulo - Rio de Janeiro: 441Km
    5. Caminho português a Santiago de Compostela: cerca de 700Km








Nenhum comentário:

Postar um comentário